quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ai Galera, visita nossos parceiros aí, a banda Terceiro Céu,
Os caras são feras, vlw !
http://myspace.com/bandaterceiroceu2009

sábado, 15 de agosto de 2009

Membros da Banda Nova Geração






MATEUS - GUITARRA E VOCAL














THIAGO - BAIXO E VOCAL 2














PEDRO - BATERIA

quinta-feira, 6 de agosto de 2009















Hoje, dia 6 de Agosto do ano de 2009, um dos integrantes da banda Nova Geração faz aniversário. Thiago Marques Gonçalves, o baixista da banda, é um garoto com sonhos e objetivos, mas não como uma outra pessoa qualquer, porque para alcançar seus objetivos, Thiago tem sua fé, sua inabalável fé. Como qualquer outro membro da banda, ele crê e ama Jesus Cristo acima de qualquer outra coisa, e tem o propósito de ser salvo.
Além disso, ele ama o nosso estilo, Rock n' Roll sempre. Não poderíamos ter achado baixista melhor para a banda.
Por isso hoje, estou aqui para prestar essa homenagem, ao meu amigo Thiago.
Valeu cara, e eu tenho certeza que a nossa banda ainda vai pras cabeças.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Oficina G3



Oficina G3 é uma banda de rock cristão formada em São Paulo, Brasil. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal, rock cristão, metal progressivo e metal cristão, tendo várias formações ao longo dos anos. A banda já foi indicada para o Troféu Talento em várias categorias, e para o Grammy Latino no ano de 2005 e em 2007.Na época em que a banda começou, o rock ainda era tabu em igrejas cristãs brasileiras, e eles foram um dos primeiros a mesclar vertentes mais pesadas do rock com a música cristã no Brasil, assim como Katsbarnea, Resgate e Fruto Sagrado. Logo se tornaram ícones do incipiente gênero do rock cristão brasileiro, tornando-se conhecidos entre os admiradores desse estilo no país. Apesar de, em parte, terem sido rejeitados por muitos pastores e lideranças religiosas, o visual da banda, com integrantes tatuados e de cabelos compridos, em geral atraía o público cristão jovem.
A banda mudou os seus rumos ao fim da
década de 1990, quando o cantor PG entrou no lugar de Luciano Manga. Grande parte do apelo de "banda de rock pesado" foi deixada de lado, e a banda passou a ter um estilo mais guiado pelo pop rock. Foi a fase de maior popularidade da banda, ganhando novos fãs, principalmente após a assinatura com a gravadora MK Publicitá. Porém, após a saída de PG em 2003, o Oficina G3 novamente tornou-se uma banda mais voltada ao hard rock, e até mesmo ao metal cristão. Os vocais foram assumidos por Juninho Afram, e a banda prosseguiu sua carreira efetivamente. Nesta nova fase ganharam duas indicações ao Grammy Latino, e cinco ao Troféu Talento, também logrando relativo sucesso com boa parte dos fãs, alcançando Disco de Ouro com o álbum Além do que os Olhos Podem Ver em poucas semanas.É atualmente composta por quatro integrantes: o vocalista Mauro Henrique, o tecladista Jean Carllos, o baixista Duca Tambasco e o guitarrista Juninho Afram, o qual é o único integrante original. Os integrantes são reconhecidos por sua proficiência em seus instrumentosestando freqüentemente presentes em matérias de revistas especializadas em música.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conheça as escalas escalopadas

ESCALAS ESCALOPADAS


SEIZI





O primeiro guitarrista famoso a experimentar uma guitarra com escala escalopada foi Billy Gibbons, do ZZ Top. Mas esse procedimento ganhou mais adeptos depois que Ritchie Blackmore passou a usar instrumentos com essa característica. Outro grande guitarrista que utiliza escala escalopada é Yngwie Malmsteen. No Brasil, os nomes mais conhecidos que exploram esse artifício são Edu Ardanuy e Juninho Afram.




PROCEDIMENTO




O processo de escalopagem deve ser feito por um bom Luthier, pois é muito delicado. A escalopagem é realizada depois que o braço está pronto, inclusive com os trastes. O procedimento é manual e envolve diferentes tamanhos de grosa (lima grossa de ferro ou aço). Uma lixa grossa também é usada em algumas ocasiões, A profundidade média em que se escalopa a escala é de 1,5 milímetros, mas isso pode variar até 2,5 milímetros, que é considerada uma medida muito profunda.



É preciso ter muito cuidado para a escalopagem não atingir o leito do traste - nesse caso, é preciso realizar a troca do traste. As marcações da escala também costumam sofrer danos. Na maioria os casos, elas devem ser refeitas.





VANTAGENS





Esse tipo de escala, possui maior distância entre a madeira e as cordas, assim os dedos levantam-nas com mais facilidade, tornando o bend mais fácil de se fazer.





DESVANTAGENS





A desvantagem de usar uma guitarra escalopada para quem não está acostumado é que os acordes podem soar desafinados - a pressão dos dedos da mão na escala, pode fazer com que as cordas não se afinem por igual. Uma DICA para esses casos é escalopar a guitarra a partir da casa 12.A seguir, observe imagens de escalas normais e escalopadas respectivamente:











______________________
Mateus Velasco

domingo, 26 de julho de 2009

Dicas para quem tem pouco tempo para estudar


IMPROVISAÇÃO


Estabeleça uma meta a médio prazo, por exemplo, de seis meses: improvisar sobre um campo harmônico maior ou sobre um blues ou um vamp (harmonia estática). Elementos indispensáveis: conteúdo condizente com a proposta, ouvir CD's de bons play-alongs, gravar partes com uma boa dose de autocrítica e, se possível, com o auxílio de um profissional que tenha fluência ou experiência no assunto.


TÉCNICA


Você não tem tempo e, provavelmente, não tem paciência para estudar técnica. Então, aqui vão sugestões: um bom exercício para aquecer, exercícios sobre fundamentos do estilo que você gosta (como arpejos e escalas), tirar músicas e solos e, se possível, transcrever. Um bom desafio a cada dois meses: tocar uma música difícil - uma peça erudita ou até mesmo compor um estudo daqueles bem chatos de tocar.


HARMONIA


Não estude teoria alguma, apenas exagere em um repertório bem eclético (rock, blues, pop, jazz etc.), sem preconceito. Forme um bom arquivo e, quando perceber tendência à repetição, busque coisas novas. Detalhe: harmonia e rítmica são inseparáveis.


LEITURA E PERCEPÇÃO


Só tire músicas de partituras caso tenha conhecimento mínimo. Senão, comece com a sua alfabetização musical: solfejo falado e solfejo rítmico. É muito bom. Para percepção, a mesma coisa: tirar músicas.
____________________________________
Mateus Velasco

50º aniversário da Les Paul '59 (Standard)









Em 1959, a Gibson lança a guitarra Les Paul Standard, que ficaria conhecida depois como Les Paul '59. Foi com este modelo que Jimmy Page, Keith Richards e Eric Clapton deram seus primeiros passos no mundo do rock. Guitarristas como The Edge, Joe Perry, Slash e Richie Sambora, entre muitos outros, também se renderam ao timbre e sonoridade inconfundíveis da Les Paul '59.


Um marco na história das guitarras, objeto de desejo de praticamente todos os músicos, a Les Paul '59 se tornou uma lenda na história do rock. E, completando 50 anos de seu lançamento, prova que tem fôlego para seduzir muitas gerações pela frente.




A lenda continua...

____________________________________



Mateus Velasco

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Hard Rock



Hard rock ou heavy rock ("rock pesado", em inglês) é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos.
O hard rock foi muito influenciado pelo
blues; a escala usada mais frequentemente no gênero é a pentatônica, uma escala típica do blues. Ao contrário do rock and roll tradicional, que tinha elementos do blues "antigo", o hard rock incorpora elementos do "blues britânico", um estilo de blues tocado com instrumentos mais modernos. Uma característica que separava, no entanto, as formas tradicionais do blues do hard rock é que este raramente se restringia aos acordes I, IV e V que predominavam no blues de doze ou dezesseis compassos, e incluía em seu lugar outros acordes, normalmente maiores, com raízes em tonalidades da escala menor.

_____________________________________________


Mateus e Thiago

Os melhores Bateristas do mundo - Top 10



1) Neil Peart (Rush): Um monstro de técnica. Se existe perfeição...

2) John Bonham (Led Zeppelin): Ninguém bateu mais pesado do que este gênio das baquetas.

3) Bill Ward (Black Sabbath): Força, rapidez, ritmo contagiante.

4) Keith Moon (The Who): Sejamos coerentes, se não fosse a lenda nem os de cima nem os de baixo existiriam.

5) Lars Ulrich (Metallica): Pancadaria impressionante com muita técnica.

6) Ian Paice (Deep Purple): Uma referência, enorme talento sempre reconhecido.

7) Stewart Coopeland (The Police): revolucionou e modernizou a forma de usar o kit de percussão. Se acham a estrutura musical dos policiais simples demais, basta estudar atenciosamente as linhas da bateria desse mestre.

8) Alan White (Yes) : Musicalidade e criatividade fantásticas. É só conferir nos melhores trabalhos da melhor fase da banda ícone do progressivo. Desbancou Ginger Baker (Cream), Carl Palmer (ELP) e Mitch Mitchel (Jimi Hendrix Experience) nas minhas avalições.

9) Barriemore Barlow (Jethro Tull): Era o dono do posto na melhor fase do Tull. Dos muitos que bateram no drum kit do jethro é o mais elogiado pelo todo poderoso Ian Anderson. Muita musicalidade e técnica. Desbancou o econômico e fantástico Charlie Watts, o rei da eficiência trivial.

10) 10) Cozy Powell ( Jeff Beck Group, Rainbow, Whitesnake, Black Sabbath, Fletwood Mac, Yngwie Malmsteen): batida forte, rápida e compassada. Muita técnica dentro da essência do rock pesado.

___________________________


Pedro.


Os Melhores Baixistas do Mundo - Top 10



1- Ron McGovney (Metallica);

2- John Paul Jones (Led Zeppelin);

3- John Deacon (Queen);

4- Steve Harris (Iron Maiden);

5- Geddy Lee (Rush);

6- Duff Mckagan (Velvet Revolver);

7- Cliff Burton (ex-Metallica) Falecido.

8- Twiggy ramirez (Marilyn Manson);

9- Flea (Red Hot Chilli Peppers);

10- James Kottak (Scorpions).
______________________
Thiago Marques Gonçalves

Os melhores Guitarristas de Rock - Top 10



1- Herman Li;

2- Jimmy Page;

3- Slash (Saul Hudson);

4- Kiko Loureiro;

5- Santana;

6- Dick Dale;

7- Eric Clapton;

8- Steve Vai;

9- Eric Jonhson;

10- Edie Van Halen.
_____________________
Mateus Velasco

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Música Ingratidão - Oficina G3

Tom - F Intro baixo - riff 1
riff 1E---------------------------------------------------
B---------------------------------------------------
G---------------------------------------------------
D---------------------------------------------------
A-3-5-8-8-3-5-----3-5-8-8-3-5-----3-5-3-5-3-5-3-5---
E-------------1-1-------------1-1------------------- Intro guitarra - D D C D F D C D- D D C D F > G F C D- C* D* - riff 2
riff 2E---------------------
B--------------------- C* acorde formado apenas por tônica e quarta da escala maior
G--------------------- do próprio acorde.
D---------------------
A--------------3------ os outros acordes são são formados por tônica, quinta, oitava.
E--3~5-3-1-3-5---5---- OBS - faça todos acordes com a tônica na 5 corda. com exceção do trecho: seus braços abertos... vc faz a tônica na 6ª corda. --A guitarra faz C* ao mesmo tempo q o baixo faz o F na 1ªcasa (afin. E)C D F C D C* Peço força, vejo luta, ------ > SLIDE ------C D F C D C* C D C D C D C D C DO que quero não recebo ou será que não perceboC D F C D C* C D F G C D CEm meus Passos sempre a frente, o que faço reclamar,D C D F F > G F D C D C D F F > G F D C DDe onde me vem tanta ingratidão, De onde me vem tanta ingratidão Bb G D Bb G DSeus braços abertos ignoram minha ingratidão, agora estou pronto a ouvir Bb G D Bb G C DSeus braços abertos ignoram minha ingratidão, agora estou pronto a ouvir---------Intro guitarra---------- C D F C* C D F G F D C D C DQuantas vezes não acreditei em você, F D G F G F D C D C DMas você acreditou em mim F G D C D C D F G F D D F GO seu amor tão singular infinito em sua imensidão,C D F G D CMe acolheu cuidou de mim----------Seus braços abertos ignoram minha... --------------------Solo de Guitarra--------------------Solo de teclado--------------------Solo de guitarra--------------------Solo de teclado--------------------Solo de guitarra e teclados juntos---------- D C D F F > G F D C D...De onde me vem tanta ingratidão...------- Para Terminar a música repete a intro da guitarra, e depois toca-se a parte:D C D F F > G F D C DDe onde me vem tanta ingratidão. Quer ver o vídeo dessa música irada ? Acesse no youtube :
http://www.youtube.com/watch?v=xbzeH-8a_Kk
Mateus Velasco

Solo de baixo da música águas profundas

E --------------8------8-5-3-5-----------------------------
A --------7---7---5-7-----------3-5-7-----------------------
D --5h7---5----------------------------5-7----------3---333-
G -------------------------------------------2-3-5-3---3----

E --------------------------------------------------------
A -----------------------12-10-12-------------------------
D --10------------12-------------10-121212/14------------
G ------10h12-10---10---------------------------12/14-16-

E ----------------------------------18-----
A ------------19---------------17------17-
D ---------17---17/20-15-17------15------
G --17-17---------------------------------

Depois vem a parte do Slap. Essa parte é toda oitavada.
Quem viu essa tablatura e ainda não conseguiu executá-la, acesse nosso vídeo no youtube e aprenda rapidamente esse solo.
http://www.youtube.com/watch?v=vTIEkpY_1l0

Thiago Marques Gonçalves

Como preservar sua Guitarra


Limpar seu instrumento é provavelmente a coisa mais difícil a se fazer. A manutenção apropriada é importante para qualquer parte de equipamento, e a guitarra não é nenhuma exceção àquela. Manter sua guitarra limpa impede qualquer tipo de acúmulo ou de camada de sujidade que puder ocorrer. Esquecê-lo ou apenas não limpar podem conduzir a um som distorcido ou mesmo danificar se você vai limpezas e manutenção no meio demasiado longas.Proteger sua guitarra pode depender do tipo de guitarra que você tem, acústico ou elétrico, mas há os princípios que devem ser seguidos para ambos. Por exemplo, você deve dar a atenção às fricções de seu instrumento. O corpo produz os óleos naturais que podem se acumular nas cordas, para não mencionar a sujeira e a outra sujidade exterior, e esta pode fazer uma diferença no som que vem de sua guitarra se você não paga a muita atenção. Você deve fazer um ponto para apertar todos os parafusos, cinta-pinos, e máquinas de ajustamento. Apertar todas as peças necessárias pode impedir fundo não desejado que chocalha quando você jogar. Também, você deve tentar seu mais duro não riscar, não colidir, ou não ding sua guitarra. As coisas simples gostam de desgastar uma curvatura de correia quando você tem uma cinta em sua guitarra pode riscar acima da parte traseira e tomar o valor de seu instrumento para baixo. Para preservar as cordas em sua guitarra, é importante limpá-las para baixo periòdicamente com um pano. Isto mantem não somente seu instrumento produzindo o som que deve, ele igualmente faz-lhe último mais longo. Limpar as peças de metal de sua guitarra é igualmente importante. Você pode pegarar uma solução da limpeza feita especialmente para esta em sua loja local da música. A falha limpar corretamente os mecanismos e o metal pode causar dano caro a seu equipamento. Os amplificadores são igualmente importantes para o som de sua guitarra. Você pode manter seu amplificador soar bom armazenando o em um armário sempre que você não o está usando.As guitarra acústicas podem precisar um pouco de mais atenção. Você deve vir acima com uma limpeza, e regime de lustro para estas guitarra. Reserve alguma estadia da semana, ou de um par vezes um o mês, devotar a limpá-lo seu instrumento assim que pode mantê-lo como um investimento e evitar recolocações freqüentes. Você deve proteger sua guitarra mantendo a em seu caso. A umidade é um fator quando vem às guitarra e pode ter um efeito durável em seu instrumento. Há os humidificador que são sintéticos que você pode encontrar sentidos para em linha, lá são igualmente as cápsulas que você pode comprar e manter em seu argumento para umidade não desejada.Apenas como veículos, as guitarra e outros instrumentos precisam o cuidado e a manutenção. Certificar-se que você segura de sua guitarra é corretamente vital a seu comprimento da vida a maneira que soa. Sua loja local da música proporcionará serviços da manutenção e da limpeza se você é incerto sobre como a fazer você mesmo. A melhor maneira de manter sua guitarra é mantê-lo armazenado em seu caso quando você não o está usando. Deixando a para fora no aberto ou onde os elementos podem afetar é a coisa que a mais má você pode fazer para você o instrumento.
_____________________________________________
Mateus Velasco

Slash ! O rei da Guitarra faz 44 anos


Hoje é o aniversário do guitarrista Slash, ex-Guns n’ Roses, ex-Slash’s Snakepit e ex-Velvet Revolver. Recentemente, o músico — que já trabalhou com nomes que vão de Michael Jackson aos Rolling Stones, passando até por Fergie declarou que não saiu do Velvet Revolver, na verdade apenas Scott Weiland saiu, e atualmente, a banda está a procura de um novo Vocalista.No momento, Slash está gravando um novo disco a se chamar Slash and Friends”. Dentre as participações confirmadas estão Ozzy Osbourne, Ron Wood, Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers) e Iggy Pop.
_________________________________________________________________________________
Mateus Velasco.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

♪ A Banda ♪





Aí galera ! Esse aqui é o nosso espaço, espaço da banda Nova Geração e usaremos esse blog para publicar tudo sobre a banda : Mudanças, lançamentos, vídeos, músicas e etc. A nossa banda começou de um jeito bem legal ! Eu (Mateus Guitarrista) e meu colega Thiago (Baixista) estávamos aprendendo a tocar violão com um amigo do Bairro ! Após 6 meses tive a idéia de treinarmos na minha casa. E assim foi. A gente ensaiava sempre e depois disso nós só evoluimos e montamos essa banda ! A gente toca porquê gosta ! Temos paixão pela música e ela é uma forma de estarmos mais pertos do Senhor ! Louvando a ele !
DEUS É FIEL !
______________________________
Mateus Velasco.

domingo, 31 de maio de 2009

Nosso Estilo Musical







Fala Galera ! Novamente estou aqui com vocês, pra deixar um toque e pra vocês sacarem nosso estilo de música ! Bom... Nós temos um estilo de pura atitude tá ligado? Nosso som é apenas gospel. Mas varia muito ! A gente curte e toca Pop Gospel, Rock 'n Roll Gospel, Heavy Metal Gospel. Estamos abertos para contratações de qualquer tipo de música e iremos primeiro analisar, valeu? Mais uma vez obrigado !
God Reins
-----------------------------------
Thiago Marques Gonçalves.